Número total de visualizações de páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

a revolta das avestruzes aquáticas

            As avestruzes metiam a cabeça na água todos os dias e várias vezes ao dia. Eram, portanto, avestruzes aquáticas. Talvez fosse por não terem propriamente areia disponível, e entre a terra dos jardins e parques e a água do Tejo, resolveram mergulhar as cabecinhas no rio, que era a extensão de Lisboa, o espelho dos seus edifícios brancos e mnemónicos.

            O que as avestruzes mais gostavam de fazer era ler o seu horóscopo – era vê-las numa completa azáfama a correr pelas ruas e a invadir os cafés logo de manhãzinha e a ler o que o destino lhes reservava diariamente, semanalmente, para o mês todo ou até para o ano inteiro. Liam aquilo como se disso dependessem as suas vidas. Depois de sabido o futuro, iam ou não meter as cabeças na água ao fim do dia, imediatamente após o trabalho.

            Havia também avestruzes da socielite – os talkshows das avestruzes, onde outras aves mais pobres iam contar as suas terríveis histórias de vida, sempre com um balde cheio de água ao pé das cadeiras; o noticiário apresentado por uma avestruz que num tom indiferente ia recitando o que de novo ou velho se ia passando no país; e as avestruzes contavam também com as telenovelas. Estas últimas só podiam ser vistas com múltiplos baldes cheios de água ao pé, eram para a família toda e ninguém podia arriscar a não afundar a cabecinha naqueles momentos mais tensos, de suspense ou de puro terror e miséria.

6 comentários:

  1. Continuo a gostar do que escreve; mas porque tem que escrever com desespero? Não consigo perceber a razão.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo inteiramente. Mas, de resto, porquê escrever com esperança?

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas personagens caricatas que imaginas :)

    ResponderEliminar
  4. Não te lembras do dvd dos apanhados? Senhor que diz que ainda não inventaram avestruzes aquáticas :)

    ResponderEliminar
  5. hahahahaha... Não me lembrava, mas continuo a achar-te super criativo :P

    ResponderEliminar